terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Estado Novo e a Censura - "Felizmente Há Luar"

 A censura à imprensa períodica foi instituída em 24 de Junho de 1926 e mantida até 1974.    Aos poucos foi-se estentedo aos outros meios de comunicação, tais como o teatro, o cinema, a rádio e a televisão. Nenhuma palavra ou imagem podia ser publicada, pronuciada ou difundida semprévia aprovação dos censores.

Este foi sem dúvida o regime mais eficiente, por ter conseguido mante-lo sem fazer quaisquer alterações estruturais durante quatro décadas, dirigiu assuntos, não apenas políticos e militares, mas também morais e religiosos.


A polícia, foi reorgananizada da década 1930. Primeiro chamada Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE), passou a ser conhecida por Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE).

Á maneira da Inquisição a Polícia Secreta portuguesa alcançou, sob regime de Salazar, em todas as esferas da vida nacional, tais limites de poder e penetração que desafiaram o prório estado e as Forças Armadas. E depois de tantas ameaças à segurança do regime, começou-se a formar comunistas e outros perigosos opositores ao Estado Novo.



Sem comentários:

Enviar um comentário