terça-feira, 20 de novembro de 2012

Biografia de Bibliografia de Sttau Monteiro

Vida e Obra de Sttau Monteiro
 
 
  Luís Infante de Lacerda Sttau Monteiro nasceu no dia 3 de Abril de 1926, em Lisboa.
Era filho de um embaixador, Armindo Monteiro, o seu pai desempenhou funções diplomáticas em Londres, entre 1936 e 1943, onde também viveu com a sua família.
  O contacto com a vida londrinha permitiu-lhe estar próximo de autores e estéticas literárias que influênciaram a sua personalidade. Teve também a percepção do flagelo da Segunda Guerra Mundial, o que contribuiu para que apurasse o sentido de justiçs que prepassa a sua obra.
  Por imposição de Salazar o seu pai foi demitido da função de embaixador, motivo que levou a família a regressar a Portugal, em 1943.
  Sttau ingressou no colégio de Santo Tirso, por não se ter adaptado resolveu matricular-se no Liceu Pedro Nunes.
  Mais tarde licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa em 1951, exerceu a profissão de advogado embra tenha sido durante muito pouco tempo.
Não conformado com a falta de liberdade que se vivia nos tempos Salazaristas, o que fez com que ele fosse para a cadeia do Aljube. Em 1961 foi preso pela PIDE, por ter participado no golpe militar de Beja.
  Desenvolveu uma intensa actividade jornalistica em jornais como o Diário de Lisboa, O Jornal e o Expresso e em revistas, tais como Almanaque e A Mosca, suplemento de o Diário de Lisboa.
  Iniciou a sua carreira literária em 1960, com o Romance Um Homem não Chora. Em 1961, publicou Agústia para o Jantar e a peça Felizmenta Há Luar! , galardoada com o "Grande Prémio de Teatro", a peça só foi representada pela primeira vez em 1969, em França.
  Em Portugal o texto só foi representado ao público no Teatro Nacional, numa encenação do próprio autor, em 1978, após a queda do regime ditatorial.
 
 
 
 
 
 
 
Bibliografia de Sttau Monteiro
 
 
Todos os Anos, Pela Primavera (1963);

O Barão (1964);
Auto da Barca do Motor fora do Bordal (1966);
A Guerra Santa/ A Estátua (1967);
- Entre muitas outras obras.
 
 
(Resumido de Interações Português 12º ano)
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário